sexta-feira, 4 de abril de 2014

A moda Lolita - ARTIGO

Para começar, achei adequado fazer um artigo desse tipo a partir do momento em que muitas pessoas que têm contato comigo podem não ter conhecimento de blogs mais especializados que explicam o que é a moda. Sendo assim, eu considero válido que toda lolita tenha a definição do estilo em seu blog. rs Bom, vamos lá!



As lolitas mais lindas do MT. Mariana Hayashi, e as irmãs impronunciáveis Thagid Mracsanski e Stéphanie Mracsanski.


Lolita é uma moda japonesa que surgiu no início da década de 80. O estilo, como vários outros, possui características próprias e regras. Assim, muitas pessoas que aspiram ao estilo, acabam não tendo conhecimento do mesmo e preparam o outfit (a roupa e acessórios que compô-lá-ão)  apenas tendo em base uma fotografia da roupa, limitando-se à noção visual. 
Só que não é bem assim.
Um outfit lolita deve obrigatoriamente ter uma anágua em forma de sino, porque é ela que dá a forma da silhueta característica do estilo. É aconselhável que a anágua seja 5cm mais curta do que a saia, para que não apareça por baixo da saia, ao menos que a anágua tenha uma renda toda detalhada e charmosa. A saia deve no máximo um pouco acima dos joelhos, sendo que em Classic/Classical a anágua é A-line e a saia deve estar levemente abaixo dos joelhos.

É importante não sair mandando costureira fazer anágua a moda boi sem saber de porra nenhuma, porque a anágua pode ficar como na imagem acima, em forma de cone. Sendo que, como já disse e muitas lolitas já se mataram de dizer, é em forma de sino. Existem dois tipos de anágua que darão a silhueta do estilo: A-line e Cupcake - que eu não vou entrar em detalhes, se não, vou ficar falando só de anágua.

Bloomers ou ceroulas (velho, ceroulas é muito feio de se falar) são shortinhos que são utilizados embaixo das anáguas. Só aí você percebe que tem um monte de coisas que não dá para ver em uma foto. Bloomers, anágua e depois, a saia. A Ichigo Hime disse em um post - o qual li e nem me lembro qual era - que a parte válida em usar o bloomer aqui no Brasil, mesmo com o calor do Capiroto, é que você não sua a sua anágua. É mais fácil lavar um bloomer suado do que uma anágua. É ou não é?

Ressalto que lolita é uma moda requintada, que costuma abominar rendas baratas feitas com material como nylon e dá preferência aos materiais como algodão, tricoline, o popeline, veludo e outros tecidos, sendo todos sujeitos à ponderação em questão de qualidade. 
As blouses em lolita são de mangas curtas e longas. Há outros tipos de categorias nos outfits, como cardigan, bolero e cutsew. É MUITO importante que não apareça decote e barriga de fora. Tecidos transparentes também estão fora quanto à blouse. O estilo não admite que você mostre suas vergonhas saradinhas, falou?!

Falando de INFLUÊNCIAS HISTÓRICAS, é inegável a comparação do estilo Lolita com as roupas de época. Isso é porque a moda se inspirou nas roupas das meninas da Era Vitoriana, no século XIX, por volta de 1840. Ao longo de anos a moda infantil britânica sugeria uma imitação da moda adulta, mas em determinados períodos, como aconteceu no século XVIII, a moda infantil passou por menos formalidades. No dito período de 1840, as saias das garotas gradativamente eram maiores à medida que a idade ia avançando. Uma garota de 12 anos de idade, vestia uma saia apenas abaixo do joelho, a qual possuía enrijecidas anáguas em camadas. Opa. É daí então que vem a influência para a silhueta do estilo.



 "Not even the youngest child escaped the wearing of a crinoline supported skirt.  By the 1840s those skirts were true crinoline style.  They were pushed out with stiff starched petticoats and horsehair crin fabric petticoats in layers." Fonte: http://www.fashion-era.com/Childrens_clothes/C19th_girls_costume.htm


Também consta entre as influências o Rococó Francês (rocaille), surgido em Paris em reação contrária ao Barroco. O Rococó é definido incansavelmente como a arte do exagero, era característico por ser decorativo, mas influenciou a moda francesa, como pode ser visto por qualquer um nos quadros que retratam membros da corte francesa no período do século XVIII. Os vestidos exageradamente volumosos do período influenciaram as anáguas em Lolita com muito PUFF, o exagero da delicadeza e o requinte no estilo. No mais, lolita é uma moda extremamente influenciável, não parando nas vertentes de séculos passados... Podemos ver até influências do punk, do gótico, enfim.






Sendo assim, gostaria de fechar o artigo com chave de ouro e aplicar a ideia de que Lolita não se define em um comportamento fofo e infantil com roupas embonecadas, ainda que seja uma vertente da cultura Kawaii do Japão. Lolitas podem xingar, podem conversar normalmente sem ficar fazendo uma voz infantil irritante - já basta a da minha irmã que eu rezo para engrossar - ou parecer delicada. Lolitas não são garotas com distúrbio de maturidade ou coisa do gênero. São mulheres, são técnicas, professoras, advogadas, filhinhas de papai, mães, estudantes sem dinheiro e a porra toda. Porque lolita é apenas uma moda que agrada ao particular de cada uma (ou um, né. Temos os brolitas também! aeaeae), não exercendo influência no caráter pessoal ou profissional. Volto a dizer o que eu tinha comentando com as AZALEIAS há um tempo atrás: Não é porque eu uso uma anágua debaixo da minha saia, que sou menos mulher do que você. Que todas as lolitas possam se sentir confiantes em seu exercício como mulher, exigindo o respeito da sociedade como um direito legal e respeitando o estilo de cada um, da mesma forma.

E Conhecimentos adquiridos anteriormente em pesquisas e trocas de informações. Não tem coisa melhor a fazer do que tirar dúvidas com uma lolita mais experiente, então, não me vai colocando a carroça na frente dos bois... troque ideia, pergunte - para quem tem educação em responder, claro - e interaja com várias opiniões, pois isso tudo vai fazer com que você adquira CONHECIMENTO e PRUDÊNCIA para suas compras e definições. Abraços e cactos.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo ! Achei ótimo !
    E pontos MUITOS pontos extras para sua forma de escrever...é tão sua, tão especial que quase posso te ouvir dizendo cada uma das palavras !
    Orgulho *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh, Rose, obrigada! Já é um feito muito grande para mim ter uma aprovação sua! Bom, não é nenhuma ATA, não é? Então eu posso colocar um pouquinho de coloquialismo para o texto não ficar chato. kkkkkkkkkkkkk Fico feliz que goste!

      Excluir
  2. Belíssimo Artigo Parabéns!!
    Eu estou montando uma série também sobre Elementos históricos na moda lolita ^-^
    Eu acho muito bom divulgarmos a origem, pois é um estilo que remete a moda histórica totalmente usável no dia a dia ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Aninha! É importante que não nos liguem a eventos como festa junina. Oh, vou dar uma olhada na sua série, depois. Obrigada por ler e aprovar! :3

      Excluir