domingo, 27 de abril de 2014

Jogos Vorazes - Resenha Crítica



JOGOS VORAZES ou THE HUNGER GAMES é uma série de livros publicada pela autora Suzanne Collins. Ganhei o livro de aniversário de minha amiga Juliana e por conta disso resolvi acompanhar a série. Na verdade, eu já estava querendo acompanhá-la antes porque muita gente falava da mesma.

A história se passa em uma realidade fictícia criada pela autora. O país Panem é controlado pela Capital, sendo que esse país tem doze distritos. Certa vez, os distritos tentaram se rebelar contra a Capital e essa, com seu grande avanço tecnológico, utilizou seu poderio para acabar com as revoltas. Houve a extinção do distrito 13 e começou-se uma série de jogos para fazer com que os outros distritos se lembrem do pecado cometido pelos seus antecessores ao tentar ir contra a Capital. Nesses jogos, são selecionados dois tributos de cada distrito para que participem de uma batalha sangrenta - que nem é tão assim - na qual apenas um deles será o vitorioso.
Katniss Everdeen é a nossa protagonista e ninguém tem dúvidas de que ela vai participar dos tais jogos. A autora soube articular muito bem a estratégia da protagonista e também sua personalidade. Todavia, achei o logicismo do enredo muito simples; em especial, a respeito da arena. Não há um diferencial em estrutura, em cenário ou acontecimentos. A presença do romance deixa a história mais confortável e pouco maçante e se encaixa com a proposta estratégica elaborada pelo mentor dos tributos do distrito 12. A relação mais interessante do livro, para mim, é entre a filha do prefeito e Katniss, para a qual é dado um broche do pássaro tordo (essa porra existe?). As diferenças de classe não impediram que elas tivessem uma relação positiva, tampouco os benefícios que a menina recebia por ser filha do prefeito faziam com que a protagonista a julgasse. Pouco a pouco, muito mais do que os jogos, é notável a existência de uma relação política delicada no país, na qual uma fagulha pode causa um incêndio.

A história é legal e válida como leitura, contudo, não digo que esteja na linha de minha predileção. Ah, e eu esperava mais em relação aos jogos. Muito fraquinho. Another coloca essa suposta "matança" no chinelo. Abraços e cactos.

4 comentários:

  1. Eu gostei muito dos filmes!! To aguardando ansiosa o terceiro ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curti muito o filme não. Foi muito cuspido, cara. Mas vou ver o próximo!

      Excluir
  2. Olha eu aqui renascendo das cinzas!
    Tha, o que mais me chamou a atenção na historia, foi a concepção política de Panem e os destritos.
    Adoro a maneira simples que ela se refere aos cenários e a riqueza de detalhes das personalidades dos personagens. Não é a toa que a Suzanne é roteirista na Nickelodeon.
    Mas, tenho que comentar que na parte da arena onde a Katniss ficou sozinha, me entediou um pouco... não via a hora que ela encontrasse o Peeta novamente! UHSDUSHDUHSUDHSUD
    Sou apaixonada pela "novela" que eles fizeram durante os jogos!
    Queen of love <3
    Sou suspeita, mas adoro suas resenhas criticas <3

    QUE SAUDADE DE COMENTAR POSTS <3333333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que ela poderia percorrer mais em detalhes a respeito dos distritos mas detalhes geralmente me deixam entediada e é difícil alguém construir uma descrição sem fazer com que eu fique entediada, so... Mas o distrito 12 foi bem descrito, acredito rs A parte da Arena que deixou a desejar. O foco do livro acaba sendo a sobrevivência de Katniss, queiramos nós ou não.
      HUASHHUASHUSAHUSA. E vamos que vamos comentar! Obrigada, Nana! <3

      Excluir