sábado, 11 de janeiro de 2014

O jardim de uma lolita - Artigo de Opinião

Não pensem que eu vou começar o post com "Olá bolinhos saltitantes" porque um lado meu ainda acha isso muito gay, então, olá povo, pova e indecisos. Como vão vocês? Bem de saúde ao menos, eu espero.
Venho através de letras magníficas tratar de um dos meus hobbies hoje, que é o cultivo de rosas. Também venho fazer uma crítica a uma possível idealização e ostentação a respeito do mundo lolita.

Rosa lilás que plantei ontem. Guardo fortes expectativas nela.

Atividades paralelas ao universo lolita encantam muitas garotas, como costurar ou cozinhar. Para outras - não conheço nenhuma ainda. lol - existe o cultivo de flores lustrosas. Qual seria a ligação exata entre o aprecio de rosas em uma lolita?
Talvez isto provenha do rococó, uma vez que a moda é inspirada em tal vertente artística que se caracterizava por linhas curvas com motivos ligados à natureza, folhas detalhadas, conchas, flores, laços e as cores em tons pastel. O rococó, por muitos visto, é uma arte fútil, pouco citada em livros - inclusive no meu livro de história da arte nada consta a respeito do rococó - da elite, do exagero.
Vocês podem ver que alguns quadros por aí que uma natureza idealizada, jardins exuberantes são panos de fundo enquanto a vida na corte é representada. - BRUNA, corrija-me aí se falei merda. UEHEUEHEU




Se bem posso me recordar está uma pintura do rococó. Minha professora dissera que se trata do marido e da esposa, enquanto ele a empurrava no balanço,  o amante estava por trás dos arbustos para vê-la enquanto ela levantava a perna para que ele pudesse ver através do vestido.
Desde aqueles tempos a decadência da moral já era bem acentuada, não?

Voltemos às rosas, portanto. Para começar, se você quer um cenário bonito em sua casa, de, no caso, rosas, você vai ter que meter a mão na terra, minha cara. É aí que quebramos uma das perspectivas que algumas tem a respeito de lolita. Chá das 5, roupas e cabelos impecáveis, ar aristocrático de lady. Tem gente que REALMENTE interpreta um personagem usando lolita. Só que não, cara, isto é uma moda, não uma fantasia ou algo que vá te fazer mudar de personalidade. Tá, tem gente que já tem uma personalidade assim e que tem grana e nem precisa cultivar rosas. q Elas compram, compram de tudo, se deixar, até um rim mais bonito elas compram. Mas isto já está fora de uma realidade, para mim. Pessoas precisam trabalhar para conseguir dinheiro, pessoas precisam cultivar rosas para tê-las no jardim. Pessoas vão por mãos em minhocas, lesmas cultivando rosas e talvez ter um pequeno ataque cardíaco fingido. O que eu posso falar para vocês, é para serem simples, para serem naturais. Essa ostentação quebra o equilíbrio em lolita e mancha o coração de qualquer garota... A inocência é algo que deveria ser cultivada em todos, mas especialmente em uma lolita, cara. Porque nos deixamos dar oportunidade de conhecer um novo "eu" em uma moda que não é muito aceita na sociedade e por muitos considerada ridícula e infantil, mas se você abriu seu coração para dar oportunidade à moda, a você mesma em uma mudança de estilo, não pode deixar de abrir seu coração para a inocência que muitas garotas estão perdendo hoje. 

Plantem flores, meninas. Elas acalmam nossos corações e cada pequeno broto verde que cresce, ainda que não dê uma flor quando você quer, simboliza uma esperança. A esperança alimenta a paciência que é uma chave de ouro em importantes momentos de nossas vidas. Creio que aprenderíamos muito plantando e que melhoraríamos muito a cena plantando. Um gesto simples é capaz de tornar uma pessoa mais simples.






8 comentários:

  1. Linda ! Parabéns pela rosas e que você possa sempre refletir a beleza natural e encantadora de suas rosas em sua própria imagem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rose! Obrigada pela leitura. Oh, sim, este é o foco principal! Uma beleza natural em nossa imagem! Um abraço!

      Excluir
  2. Que texto lindo! E suas rosas são lindas também! As da minha casa nunca ficaram grandes assim <\3
    Também acho essa ostentação fora da proposta de lolita. Sim, é para sermos belas e graciosas, mas acho que isso de querer mostrar que é mais ou que tem mais que os outros foge desse propósito :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nimwen, como vai? Espero que bem. Obrigada pela leitura. Oh, comecei a plantar rosas este ano. Mas o tamanho da rosa, querida, depende do tipo de rosa. Tenho vermelha também que são pequenas. Quando for comprar uma muda de rosa, peça por uma rosa de enxerto. Geralmente são grandes e tem de diversas cores.
      E sim, a fuga ao propósito e à própria imagem que deveríamos ter. Que a gente possa aprender um pouco da humildade ao por as mãos na terra! Um abraço.

      Excluir
  3. Belo texto, Thaís. De nada adianta uma pessoa mudar de personalidade só porque está de lolita. São roupas, nada mais; então se alguém quer mudar o seu jeito, que seja de verdade, de dentro pra fora. Mas nunca deixar uma moda ditar como deve agir.
    Achei muito legal você começar a cultivar rosas. Futuramente eu gostaria de experimentar algo assim, mas não aqui, onde moro agora. Quem sabe, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxi, eu tinha te respondido, mas parece que não foi. Carolzinha, concordo plenamente. Não adianta vestirmo-nos bem se nossos corações estão em farrapos. Sobre o cultivo de rosas, você pode experimentar até mesmo em sua casa. Eu tenho um canteiro, mas muita gente planta em vasos. Há rosas menores, você pode plantá-las em vasos e existem outras maravilhosas flores que podem ser plantadas em vaso e que inclusive não curtem muito pegar sol. Invista em uma, é um bom compromisso para se pegar! Um abraço!

      Excluir
  4. Gostei muito do texto! Quando eu vou limpar os canteiros que cultivamos, fico imaginando que algumas pessoas jamais teriam a coragem de pôr a mão na terra e plantar algo. Na realidade, preferem admirar o que já está pronto ao invés de cultivar um mundo mais bonito. Posso dizer com toda certeza, não há nada melhor do que enfiar a mão na massa e ver a transformação que nossas próprias mãos podem fazer no mundo, por pequenas que sejam.
    Você escreve muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana. Você também articula muito bem suas ideias. Suas respostas ótimas, menina! :3 Você também cultiva algo? Oh, adoraria ver fotos. As pequenas transformações que causamos são reflexos de transformações em nós mesmas. Aquele abraço!

      Excluir